top of page

Parque de pula pula: motivos para levar as crianças.



O pula pula infantil é o queridinho das crianças, e até dos adultos. Além da diversão que ele proporciona, existem vários benefícios para a saúde e desenvolvimento físico, mental e social dos pequenos. Entenda cada um abaixo!


Conheça 5 benefícios do pula pula infantil:


Melhora a sociabilidade:


Um dos benefícios do pula pula infantil, bem como de outras brincadeiras em grupo, é o desenvolvimento das habilidades sociais.


Ao interagir com outras crianças, o pequeno será estimulado a falar e se relacionar com os coleguinhas.


Com o incentivo da comunicação durante uma brincadeira, a interação não será assustadora, mas sim divertida.


Auxilia no equilíbrio e coordenação motora:


Com a necessidade de ficar em pé em uma estrutura instável, a criança trabalha a coordenação motora ao mesmo tempo que brinca.


Além disso, também ajuda no equilíbrio, já que o movimento no pula pula infantil estimula o vestíbulo do ouvido médio. É uma forma mais leve de trabalhar esse ponto.


Aumenta a memória e melhora a habilidade de leitura:


De acordo com Jump Rope Institute, pular traz vários benefícios para o corpo. Entre eles estão a melhora da habilidade de leitura e até o aumento da memória.


E são duas coisas importantes para o desenvolvimento das crianças


Isso acontece porque o pula pula infantil estimula a criança a ter raciocínio lógico e a prestar atenção ao redor dela.


Assim, pode evitar cair ou esbarrar em outra criança. Outras contribuições do brinquedo para o desenvolvimento cognitivo do pequeno são:


  • concentração;

  • atenção visual e auditiva;

  • raciocínio lógico;

  • memória;

  • imaginação e criatividade.

Melhora o funcionamento do sistema cardiorrespiratório:


Apesar de ser uma brincadeira, o pula pula infantil funciona como um exercício aeróbico. Dessa forma, ele aumenta o condicionamento físico dos pequenos.


Além disso, o pulo contínuo aumenta a circulação de oxigênio e do sangue no corpo, o que auxilia no desenvolvimento do sistema respiratório e melhora a capacidade cardiovascular. Isso dará mais pique para as brincadeiras e atividades escolares.


Incentiva a atividade física:


Entre os benefícios do pula pula infantil encontramos também o incentivo à atividade física. Afinal, nem todas as crianças gostam de se exercitar.


Mas, no brinquedo o pequeno coloca o corpo em movimento e, ainda, se diverte.


Desse jeito, ele associa esses dois pontos e sente vontade de brincar mais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 78% das crianças brasileiras não fazem o mínimo de atividade física recomendada por dia.


O pula pula pode ser um começo para mudar esse percentual.



482 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page